TRAJETÓRIA

 < voltar 

1956 - Pedro Useche nasceu na Venezuela. Formou-se em arquitetura pela Universidade Central da Venezuela - UCV.

1990 - A partir deste ano começou seu trabalho com menção honrosa no Museu da Casa Brasileira para a cadeira Mulher.   

1992 - Apresentou suas peças no Instituto dos Arquitetos do Brasil, a convite do arquiteto Carlos Bratke.   

1995 - Participou das cinco coletivas do Brasil Faz Design, anos 95/96/98/00 e 2004 Brasil/Milão.  

1996 - A cadeira Grillo recebeu menção honrosa no X Prêmio Museu da Casa Brasileira.

1998 - O revisteiro Eixo 7 participou da Bienal de Design na França em Saint-Etienne, posteriormente ganhou o 1º lugar no XII Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (Prêmio Joaquim Tenreiro, mobiliário residencial).

2000 -  Recebeu o 1º Prêmio na primeira edição do concurso Brasil Faz Design,  na categoria manejo sustentável, com a cadeira 20R.

2001 - O banco 3L ganhou o Prêmio Nacional Abimóvel de Design do Mobiliário, na categoria  “móveis para estar social”.

- A poltrona Pacman e o revisteiro Havaianas fizeram parte da exposição do 15º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

- A poltrona Pacman e o banquinho Flexus, fizeram parte da exposição de design "Singular e Plural ...quase ...últimos 50 anos de design brasileiro" na abertura do Instituto Tomie Ohtake.

2002 - A poltroninha 13 Costelas, participou da mostra Brasil Faz Design – evento “Manifestazione Fuori Salone” no Instituto Brasil Itália (IBRIT).

2003 - Instalou a exposição da linha Aço Couro na Useche Móveis e a retrospectiva na Escola Panamericana de Artes, a convite do diretor Alex Lipszyc.
                                                      


2004 - Participou do prêmio Brasil Faz Design com a cadeira Flexus e fez parte da 43º edição do Salão Internacional do Móvel em Milão.

- Simultaneamente  expôs a linha Flexus na feira de produtos certificados na Mostra Coletiva de Design Certificado.

- Participou também da U.D. e do prêmio Ecodesign 2004, realizado pela FIESP/CIESP, com a poltrona Flexus e ganhou um prêmio A Competitividade com Design e Princípios Ecológicos – finalista 2003/2004. 

- Ministrou curso de pós-graduação no SENAC em Design de Interiores - disciplinas eletivas, dando aulas do componente curricular Laborátorio Experimental.

- Participou como palestrante com o tema “Design e Arquitetura” na inauguração da Sala Cultural em Ribeirão Preto.Lançou a Linha R (ripas) na Useche Móveis. Esta linha surgiu no desafio de projetar uma cadeira, explorando a resistência da madeira com o mínimo de volume de material.

2005 - Ministrou curso de pós-graduação no SENAC e participou da V CONAD com a palestra “20 anos em São Paulo - Arquitetura e Design”.

- Foi selecionado para participar da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo, com projeto residencial neste ano.

2006/2007/2008 - Ministrou curso Máster de Design de Produto Mobiliário, na Escola Panamericana de Arte e Design.

2008 - Realizou palestra “ 24 anos de São Paulo” no dia 12 de junho no Espaço de Cultura Contemporânea Escola São Paulo.

- Em 19 de junho participou do evento JF Mostra Design 2008 com a palestra “Caminhos do Design – do artesanal à arquitetura”, a convite da UFJF/CTU, na cidade de Juiz de Fora/MG.

Elaborou exposição com trabalhos dos estudantes no curso de pós-graduação do qual foi professor na Escola Panamericana, que ficaram expostos nas instalações da escola nos meses de agosto/setembro.

Participou do evento Brasil Casa Design em Buenos Aires, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, com a cadeira 20R e com o revisteiro Eixo 7, a convite de Ivã Rezende Arquitetura.

Participou da 2ª Bienal Brasileira de Design no Museu Nacional – Brasília/DF,  período de 08/10 a 05/11 com a poltrona Tensor  e com o banco longo Tensor, a convite do curador Fábio Magalhães.

Participou da exposição Vertentes – Arquitetura e Design, Interiores Brasileiros Contemporâneos, organizada pela FAAP – Fundação Armando  Álvares  Penteado no MAB  –  Museu de Arte Brasileira, no Palácio Itamaraty – Brasília/DF,  período de 05/11 á 07/12 com projeto de sua residência e com o revisteiro Eixo 7.

2010 - Participou da exposição Design&Natureza no Museu de Artes de Riberão Preto (MARP), de 05/02 a 14/03, com a peça Árvore Generosa.

2011 - Pedro Useche foi convidado para desenvolver o projeto arquitetônico da nova sede do Projeto Dança Vida, em Ribeirão Preto.

2012 – Criou a luminária Tarcila para celebrar os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22 a convite da revista Bamboo para sua edição comemorativa de 1 ano. A peça também foi exposta na galeria Emma Thomas.

- Participou da primeira edição do evento Design Week que ocorreu em São Paulo neste ano. Pedro Useche foi convidado para fazer um workshop na Escola Panamericana, onde montou com os alunos diversas poltronas feitas de garrafas PET.

- Useche ganhou o Prêmio Planeta Casa na categoria "produtos de decoração" com os bancos e banquetas da linha Tak.

2013 - Bienal Iberoamericana de Design - Museu da Casa Brasileira, São Paulo SP

 < voltar


  [versão para impressão]
  [gerar pdf]
Contato
Fale Conosco Show Room Rua Girassol 323 Vila Madalena - SP 55 11 3031-3985 / 3807-7275 / 94022-2182
vendas@useche.com.br

Copyright © 2013 PEDRO USECHE. Todos os direitos reservados.

Irmas de Criação Criação de sites